Nota PTRJ: Arquivo Nacional é nosso!

Em defesa da preservação da história e memória do povo brasileiro o PT RJ vem por meio desta nota expressar indignação e repúdio ao processo de desmonte do Arquivo Nacional que cumpre uma dupla e essencial função para o Estado e a sociedade brasileira – tanto na gestão dos documentos de arquivo que são produzidos em todos os órgãos federais, quanto na salvaguarda e acesso de acervos de importância fundamental para a história.

Prestamos solidariedade aos funcionários exonerados e afirmamos que os ataques ao Arquivo Nacional afetam o direito à transparência e à memória do povo brasileiro. As indicações de profissionais sem formação especializada e reconhecimento na área agravam o desmonte de estrutura vital para o pleno funcionamento da instituição. Uma evidência flagrante de deslegitimação do saber científico e técnico que limita a autoavaliação constante necessária para as políticas públicas diante de realidades plurais do patrimônio e memória na sociedade.

A complexidade da gestão do Arquivo Nacional exige lato conhecimento dos profissionais cujas prerrogativas abarcam diversas diretrizes. O sensível cenário em que as novas indicações estão sendo realizadas demonstram, para além disso, trivialização das muitas fruições dos bens culturais na sociedade. Uma atitude que parece desconsiderar intencionalmente essas engrenagens, em termos particulares e gerais, implicando assim em profunda banalização de ações ampliadas de patrimônio e memória.

Diante do compromisso com a ética norteadora das políticas públicas de patrimônio, essa nota de indignação e repúdio soma-se a todas as entidades – e profissionais qualificados – que se posicionam criticamente sobre os citados processos no âmbito do Arquivo Nacional em um exercício democrático fundamental na defesa de uma das instituições mais importantes do país.

O ARQUIVO NACIONAL É NOSSO!

PTRJ
PTRJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s