Cinema de rua_

Por Paulinho Sacramento:

A história da cultura cinematográfica da zona norte, local onde fui criado, rivaliza com outros espaços da cidade que também tiveram uma forte presença de salas de cinema em suas dinâmicas socioculturais e na paisagem construída dos bairros, tal como a Cinelândia, no Centro do Rio, e a Tijuca.

Esse é o Cine Rosário, que mudou de nome em 1981 para Cine Ramos, bairro em que ele era situado. O cinema foi inaugurado em 1938 com 1442 lugares. Em 1981, mudou de nome passando a se chamar Cine Ramos, com a troca de nome veio uma obra e o número de lugares caiu para 701 assentos.

Em 1992 suas as atividades foram encerradas como cinema, passando a ter uso como boate de nome Trigonometria, – local onde toquei dezenas de vezes com meu grupo de pagode – Bingo e depois o espaço foi tombado pelo município do Rio em 1997 (Decreto nº 16.134 de 06/10/97).

O projeto do Cinema de 3 andares contemplando hall, balcão e plateia, em art decó, foi feito por Ricardo Wriedt – responsável também pelos cinemas Império e Pathé-Palácio, na Cinelândia.

Infelizmente, ao contrário dos outros cinemas contemporâneos, o Cine Rosário não recebeu atenção necessária para reverter seu aspecto de abandono e as promessas de revitalização seguem esquecidas ano após ano. Precisamos repensar urgentemente os espaços culturais de nossa cidade.

Se você tem alguma história marcante com esse espaço, deixa seu comentário aí…

*Paulinho Sacramento é Cineasta, Artista residente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Gestor Cultural e Diretor do Rio Mapping Festival e da Casa de Cultura Saravá Bien.

#aprovaleipaulogustavo #aprovalpg #aprovapaulogustavo #leipaulogustavo #comitepaulogustavo #paulogustavo #camaradosdeputados #plp732021 #CulturaGeraEmprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s