Rolé Cultural

Por Paulinho Sacramento:

Nosso “Rolé Cultural” de hoje chega em Aperibé, município situado no norte do estado do Rio de Janeiro, banhado pelos rios Pomba e Paraíba do Sul, que possui uma área de 89,53 km² e tem entre os mais antigos habitantes conhecidos da região os índios puris. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Aperibé permaneceu no município de Santo Antônio de Pádua até a divisão territorial de 1 de julho de 1983. Com uma indústria formada por mais de uma dezena de Fundições, indústria de Fio Dental, Confecções e Marmorarias são as principais fonte de emprego. 

E como a Cultura gera emprego, vamos falar sobre a Folia de Reis Estrela Guia.

Comandada pelo animado mestre folião “Zeca da Sinuca”, a Folia de Reis Estrela Guia é um dos últimos grupos desse tipo em Aperibé. Seu Zeca, que se orgulha em dizer que sua folia é hereditária, fala da sua trajetória dentro da tradição folclórica de forma emocionada. 

“Minha mãe veio de Portugal e se casou com meu pai, mineiro. Os bisavós do meu pai já faziam a folia. Meu pai é folião desde os nove anos. Pelas minhas contas e de meu irmão, calculamos que a folia tem uns 200 anos”, diz ele. O seu grupo de foliões completo tem 23 pessoas que costumam ir para a rua no dia 24 de dezembro, seguindo até o dia de São Sebastião, em 20 de janeiro.

Durante a quaresma, eles não cantam, uma vez que nesse período, “o demônio está solto”. Não é qualquer um que pode entrar para a Folia de Reis Estrela Guia. Apenas os que estiverem dispostos a seguir suas regras tradicionais, mais rígidas que as da maioria. 

“Na nossa folia não se bebe, em momento de cantoria não se fuma, não pode pôr o pé na parede nas casas que visitamos. Tem que ser assim. Tem gente que não aceita, mas preferimos perder o folião a perder a tradição”, enfatiza Seu Zeca.

Ao mostrar os trajes e acessórios da folia, guardados em sua casa, o mestre se comove: “a folia é a minha missão, é a minha religião. Canto os versos da folia sempre chorando, incorporo mesmo”.

Valeu Mestre Zeca!

Folia de Reis Estrela Guia – Endereço: Estrada Funil-Flexeiras, Aperibé.

*Paulinho Sacramento é Cineasta, Artista residente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Gestor Cultural e Diretor do Rio Mapping Festival e da Casa de Cultura Saravá Bien.

Parafraseando Mapas da Cultura

Foto em destaque: Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s