Comitê Cultura Gera Emprego faz festa com militância na sua inauguração

*Por Francis Ivanovich:

O filósofo e escritor Albert Camus disse certa vez que “sem a Cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro”. A fim de ser mais que um dom, mas ser também uma ferramenta de transformação para o nosso futuro, o qual este desgoverno tem a missão de destruir, a Cultura no Rio de Janeiro mostra sua força de mobilização junto à militância, isso foi demonstrado no último domingo, 13 de março, com a inauguração do Comitê Cultura Gera EmpregoCCGE, do Núcleo Saravá Cultural.

O CCGE nasceu após positiva provocação do Presidente Lula ao afirmar que “a Cultura vai ajudar a construir um país mais democrático. Então, quem tiver medo de cultura que se prepare porque a cultura vai funcionar mais forte no próximo governo”.

A data de inauguração representa um marco histórico para o Núcleo Saravá Cultural que, após um longo período de paralisação de suas atividades públicas, por causa da pandemia, reabre suas portas.

Lá compareceram companheiros e companheiras comprometidos com Cultura, como o presidente PT Carioca, Tiago Santana; o Secretário de Organização do PT Carioca, Sir Dema; da executiva do PTRJ e coletivo de mulheres do PT, Letícia Florêncio; Marcel Silvano, Jornalista e ex-vereador petista de Macaé; Júlio Mourão, dirigente do PT-RJ e ex-Secretário estadual de Cultura; Tiago Gomes, Membro do Conselho Nacional de Juventude e Pesquisador da Rede Globo; Ana Lúcia Pardo, Pesquisadora e Coordenadora Estadual do NEPP-RJ da Cultura; Raphael Ruvenal, Escritor, Roteirista e Membro do Coletivo Estadual de Cultura do PT-RJ; Greco, Cantor, Compositor e Membro do Coletivo Estadual de Cultura do PT-RJ; Ronald Sorriso, Sambista e Dirigente do PT-RJ; Flávia Diniz, Ativista Social e Produtora Cultural; Zeca Carvalho, Produtor Cultural, Presidente do PT de Nilópolis e também Secretário Municipal de Cultura do partido; Alexandre Teixeira, Servidor Público, Militante Petista e criador do “Lula Gigante”; Valentina, militante do PT; Thiago Costa, Vice-presidente da Quinta Zonal do PT-Carioca.

Também estiveram presentes João Ximenes Braga, Jornalista e Escritor; Vinícius Reis, cineasta e diretor do filme “Homem Onça”, Ricardo Quiroga, Servidor Público e Presidente da Primeira Zonal do PT-Carioca; Náustria, Sindicalista e Dirigente do PT-Carioca; Jô Hallack, Roterista, Coordenadora do Núcleo Alegria e criadora da Estamparia Alegria; Janaina Diniz Guerra, Diretora, Produtora, Roteirista e membra do Núcleo Alegria; Rodrigo Penna, Ator e Membro do Núcleo Alegria, André Fernandes que é Jornalista, Escritor e Sócio-Diretor da ANF – Agência de Notícias das Favelas e também produtores e artistas não filiados ao PT, mas com grande atuação no meio cultural como a atriz Rose Germano; o ator e autor Norberto Presta; e a coreógrafa Andrea Elias.

Na porta da sede do Núcleo Saravá Cultural, o gesto que é símbolo da esperança. (Fotos de Rapahel Bocanera)

Ações do CCGE

Durante fala de apresentação das ações do Comitê de Cultura Gera Emprego, os companheiros Paulinho Sacramento e Greco Costa destacaram ações importantes e concretas, como a defesa de um projeto que garanta ao artista e produtor cultural um plano de intermitência ou previdência, após a paralisação de uma determinada produção e a aposentadoria. “O Estado precisa assumir esta questão, nós artistas e produtores não podemos ficar à deriva quando paramos umas produção ou nos aposentamos, como ocorre hoje”. O projeto tem como base o plano de intermitência que foi estudado pela companheira Ana Chagas, que trabalhou muitos anos na França como atriz e onde este modelo funciona com êxito desde a data da sua implantação, 1936, que inicialmente começou a servir aos profissionais do cinema na França.

O Lula Gigante foi erguido na porta da sede do Núcleo Saravá Cultural. (foto Ierê Ferreira)

Sarava Cultural Audiovisual

Outra ação apresentada foi a criação do Saravá Cultural Audiovisual destinado às campanhas eleitorais dos candidatos PT nas eleições de 2022. O Saravá Audiovisual conta com profissionais experientes no segmento, como produtores, diretores, roteiristas, fotógrafos, editores, direção de arte, cenografia, músicos, jornalistas, designers, todos filiados ao partido. A criação vai de encontro à missão do núcleo que é Cultura Gera emprego.

O Núcleo Saravá Cultural acredita que é preciso que se valorize internamente os profissionais, muitos deles com reconhecimento no mercado de trabalho no audiovisual e comunicação. O Saravá Cultural Audiovisual está capacitado para produzir e realizar todo o processo que envolve o audiovisual, desde a criação de roteiro, captação de imagens, edição, finalização, treinamento para o candidato melhor se relacionar com a câmera, e sua própria imagem.

O evento foi um êxito e é o primeiro de uma série de novas produções do CCGE do Núcleo Saravá Cultural. Como disse o presidente do PT Carioca, Tiago Santana, o local será um dos pontos mais importantes para contribuir para a eleição do presidente Lula.

Na inauguração do Comitê Cultura Gera Emprego os integrantes do Núcleo Saravá Cultural que estavam presentes foram Greco Costa, Paulinho Sacramento, Ana Chagas, Luã Reis, Raphael Ruvenal, Ierê Ferreira, JG Gonzaga, Gui Rodrigues, Benhur Machado, e Francis Ivanovich, Tracy Segal, Cláudia Barreto, Raoni Mouchoque, Marcelo Mac, DJ Leo Gonzaga e MV Hemp.

O CCGE firmou parceria com a loja antifascista Antiplay para futuras criações, como camisas para o comitê e outras peças de vestuário.

O evento foi considerado um sucesso e confirmou a potência da Cultura como provocadora da mudança.

*Francis Ivanovich é jornalista, produtor, cineasta, criador e produtor do prêmio de dramaturgia Flávio Migliaccio, integrante do Núcleo Saravá Cultural e editor do Blog Saravá Cultural.

(Fotos de Raphael Bocanera)

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s