“Abril pras Danças” ocupa Teatro Cacilda Becker durante todo o mês de abril

O Rio de Janeiro ganha uma programação especial para os amantes da dança: “Abril pras Danças” uma proposta organizada por um coletivo de artistas reunidos na intenção de preencher e dar sentido à programação do Teatro Cacilda Becker como Espaço de Dança da Funarte, durante todo o mês de abril.

Conectando profissionais da dança do mais alto nível e das mais diferentes modalidades, de diferentes regiões do país, o coletivo agregou essas múltiplas inteligências técnicas e artísticas para propor uma programação diversa e intensiva durante o mês de abril, marcando a presença da linguagem da Dança como expressão artística vastamente apreciada pelo público em suas mais diferenciadas modalidades.

Espetáculo “Curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto”. Foto de Renato Mangolin.

Um espaço fundamental

Durante todo o mês de abril, o público que já acompanha a programação de dança do Cacilda Becker, espaço fundamental para a Dança no Rio de Janeiro, terá acesso a performances, filmes, debates, workshops, rodas de conversa, ensaios abertos e atividades voltadas para o público formado por crianças.

O teatro estará integralmente aberto para a dança em suas vastas formas de expressão durante todo o mês de abril, culminando com o dia 29, Dia Internacional da Dança.

“Abril pras Danças” reflete a urgência desses artistas profissionais de encontrarem o público e de compartilharem entre si – depois de dois anos de produção represada pelo episodio da COVID-19, de estar entre e com os pares, de estar com o público, de promover a reflexão em ação sobre produzir, criar e fruir dança.

Teatrante – filme de Norberto Presta. Foto divulgação.

Realizadores

O projeto é realizado por Aline Bernardi junto ao Coletivo Cacilda das Danças, tem Produção e Coordenação de Aline Bernardi, Andrea Elias, Drielle Moura, Carlos Fontinelle e Giselda Fernandes; e conta com as companhas e artistas: Improvável Produções (Lucía Russo e Marcela Levi), Cia Xirê, Gustavo Gelmini, Norberto Presta, Felipe Ribeiro, Paulo Marques, Marina Salomon, Sérgio Menezes, Giselda Fernandes, Esther Weitzman, Juliana Manhães, Cacau Amaral, Negadeza, Coletivo Matuba, Xandy Carvalho, Faby Tiize, Sid Yon Sousa, Carlos Fontinelle, Julia Franca, Maracutaia, Cacau Amaral, Negadeza, Tambores de Olokun, Carimbaby, Cacuriança, Zanzar, Talyene Melonio, Barbara Vento, Jorge Oliveira, Ligia Tourinho, Sérgio Andrade, Ivani Santana, Mariana Trotta, Aline Bernardi, Tatiana Oliveira, Rosane Campello, Teresa Taquechel, Mariana Pimentel, Márcia Feijó; e tem parceria institucional do LabCrítica/UFRJ (DAC/PPGDan), da Escola e Faculdade Angel Vianna e do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro.

Esther Weitzman coreógrafa. Foto divulgação.

Programação da Primeira Semana:

SEMANA 1 – 7 a 10 de abril (5ª a Domingo): Olhares para as Cinedanças e as Poéticas da Imagem (Esther Weitzman, Felipe Ribeiro, Improvável Produções, Lucía Russo e Marcela Levi, Monjuá, Cia Xirê, Andrea Elias, Paulo Marques, Gustavo Gelmini e Norberto Presta, Trânsito Produções Culturais)

A proposta de pensar uma cinecoreografia elabora a afirmação da união da dança e do cinema desde os primórdios da criação do cinema como arte, onde Maya Deren, expoente do cinema experimental e da cinedança, cria o início de uma pesquisa que já nos anos 40 marca o que influenciou a relação espaço-tempo da atual dança contemporânea e de um cinema/dança que rompe fronteiras com a narrativa clássica.

“Ciranda” Cia Xirê. Foto divulgação.

7 de abril – 5ª feira :

  • 14h às 16h – Oficina um sopro de ideias – composição coreográfica com Esther Weitzman
  • 19:30 – exibição do filme “curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto”, de Marcela Levi & Lucía Russo | Improvável Produções, com intervenções presenciais de Lucas Fonseca e Washington Silva. Após o filme conversa com Marcela Levi em interlocução com Felipe Ribeiro. 

8 de abril – 6a feira:

  • 14:30 exibição, para o público de crianças, dos filmes dos espetáculos da Cia Xirê que compõem a caixa “Cadê a Dança?”. 
  • 15:30 – oficina de Dança Acrobática com MONJUÁ.
  • 19:30 – exibição do filme “Teatrante” de Norberto Presta, após o filme bate papo entre Norberto e Gelmini sobre a relação entre cinema, teatro e dança.

9 de abril – Sábado:

  • 16h exibição, para o público de crianças, dos filmes dos espetáculos da Cia Xirê que compõem a caixa “Cadê a Dança?”.
  • 19:30 – exibição da Mostra “Olhares para uma Cinedança”, abertura da mostra com exibição do curta “A Study in Coreography for Camera”, de Maya Deren seguida da exibição da coletânea dos cinedanças de Gustavo Gelmini: Falta, Duo #1, Prelúdio, Suítes 2. Após a exibição conversa com Gustavo Gelmini e Paulo Marques sobre a produção de cinedança e políticas públicas para a especificidade desta produção.

10 de abril – Domingo

  • 16h exibição, para o público de crianças, dos filmes dos espetáculos da Cia Xirê que compõem a caixa “Cadê a Dança?”.
  • 19:30 – exibição da Mostra “Olhares para uma Cinedança”,  abertura da mostra com exibição do curta “A Study in Coreography for Camera”, de Maya Deren seguida da exibição da coletânea dos cinedanças de Gustavo Gelmini: Falta, Duo #1, Prelúdio, Suítes 2.    
ATIVIDADE5ª FEIRA6ª FEIRASÁBADODOMINGO
Oficina Um Sopro de Ideias14h   
Filme de Dança “curto, curto, longo e às vezes curto, longo, curto” (Marcela Levi e Lucía Russo)19:30h   
Filme de Dança para Crianças (Cia Xirê) 14:30h16h16h
Oficina Dança Acrobática 15:30h  
Exibição do Filme “Teatrante” (Norberto Presta) 19:30h  
Mostra “Olhares para uma Cinedança” (Gustavo Gelmini)  19:30h19:30h

Serviço:

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338, ao lado do Metrô Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O ingresso é de contribuição voluntária.

A programação completa pode ser encontrada no Instagram: @abrilprasdancas

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s