Boi Garantido ganha novo embaixador e Rio ganha novo espaço cultural: Saravá Prainha

Por Francis Ivanovich:

O produtor Sergio Noronha toma posse nesta sexta (15/04), como o novo embaixador do Boi Garantido, o Boi da Amazônia, às 19h, na nova unidade da Saravá Bien – o novo espaço Cultural Saravá Prainha, no Largo da Prainha, Centro do Rio. Vale lembrar que foi em dezembro de 2021, que a casa de Cultura Saravá Bien se tornou embaixada do Boi Garantindo no Rio de Janeiro, e os embaixadores que tomaram posso na ocasião foram Jorge Gonzaga, o JG, e Paulinho Sacramento.

JG e Paulinho Sacramento, embaixadores.

Boi Garantido

Para quem não sabe, o Boi Garantido foi criado pelo pescador Lindolfo Monteverde, ainda no início do século 20, uma brincadeira de criança que evoluiu com o tempo. Seu criador era descendente de escravos, humilde pescador nascido na ‘Baixa de São José’, bairro pobre, vila de pescadores negros e mestiços da remota Parintins dos anos 1900. Lindolfo era um gênio da cultura popular.

O nome Garantido foi criado por Lindolfo, nome que tem origem nas batalhas de rua que marcaram as décadas de 1950 e 1960, na Região Norte. As batalhas dramatizavam os encontros entre os bois, que surgiram na ilha de Parintins, entre 1920 e 1930. Por ser considerado “duro na queda”, Lindolfo afirmava que na hora em que o Garantido dava uma “cabeçada” no outro boi, sua madeira (chifre) era firme e se “garantia” no confronto, daí o nome Boi Garantido!

Inauguração do Saravá Prainha

A posse de Sergio Noronha como novo embaixador e a inauguração do Saravá Prainha ocorrerão nesta sexta, dia 15 de abril com a presença de artistas, jornalistas, influencers, produtores e convidados do cenário cultural, além de participação virtual do presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa.

Além de drinks e quitutes da Região Norte, o evento terá atividades especiais, entre elas: aulas de dança com Kenney Boby, artesanato de Tereza Arapium; som amazônico aos cuidados do DJ JG – Jorge Gonzaga e show com Ton Rodrigues & Letto.

Sérgio Noronha, novo embaixador Boi Garantido.

Novo embaixador encarnado

A noite será cheia de surpresas, entre elas a posse do novo Embaixador do Boi, o reconhecido e querido produtor Sérgio Noronha, que em outubro de 2021, organizou uma live histórica,  juntando as Velhas Guardas da Mangueira e do Boi Garantido.

Atualmente Noronha atua na ponte Brasil-África, com ações com o Rei de Ifé, por meio da Casa de Herança de Oduduwa. E tem trajetória de sucesso em gestões, produções e eventos nacionais e internacionais. Entre os destaques: Produtor da Cia de Dança Afro Prmitiva do Rio de Janeiro; Produtor do Show Viva Cazuza; Sócio Proprietário da empresa Visual Produções; Coordenador de Diversidade Cultural da Secretária de Educação de Magé; Produtor do Samba In Rio Festival; Coordenador do Ponto de Cultura Nos Trilhos da Melhor Idade; Assessor Especial da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro; Coordenador do Terreirao do Samba; Coordenador de Igualdade Racial.

Parceria Rio e Amazônia

Inaugurada em dezembro de 2021, a Embaixada-RJ do Boi Garantido é uma parceria inédita com a Casa de Cultura Saravá Bien, iniciativa do cineasta e gestor cultural Paulinho Sacramento, que tem como objetivos lançar projetos e promover intercâmbios culturais, o que inclui uma alegoria gigante e tecnológica, em formato de árvore amazônica itinerante, que permitirá ao público entrar na imensa escultura analógica e tecnológica que está sendo desenvolvida por artistas do Boi Garantido e que tem como meta transitar em diversas partes da cidade. Outra meta é levar o espetáculo do Boi Garantido para as casas de espetáculo do Rio de Janeiro e para as praças públicas da cidade.

Reconhecido pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil, o Boi Garantido, fundado em 24 de junho de 1917, maior vencedor do Festival Folclórico de Parintins, fixa sua casa (Embaixada) no Rio de Janeiro

Com o objetivo de atrair o público para conhecer uma das maiores tradições populares do Brasil e do mundo, o Boi Bumbá Garantido terá em solo carioca uma exposição permanente com fotos históricas e alegorias, loja de roupas e produtos típicos da Amazônia, além de um espaço de encontros artísticos, seminários, cursos e festas. Uma plataforma multicultural para agregar a cultura amazônica, o samba e diversas vertentes da arte.

Novo Sarava Prainha.

Serviço:

O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Boi Garantido e da Casa de Cultura Saravá Bien, e demais parceiros.

Casa Saravá Bien – a Saravá Prainha (Beco João José, nº 5, largo da Prainha).

RSVP: embaixadaboigarantidorj@gmail.com

Informações: 21 98020-7718 / 219907026188

2 comentários

  1. Sentimos imenso prazer quando tomamos conhecimento do sucesso, merecido e reconhecido, de profissionais apaixonados pela cultura como o Sérgio Noronha….
    Me cabe parabenizar aos responsáveis pela excelente decisão da escolha do novo Embaixador do Boi Garantido no Estado do Rio de Janeiro….
    Aos substituídos, nossos agradecimentos pelos trabalhos desenvolvidos até a presente data…
    Congratulações……

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s