Cine Santa Teresa: um cinema de rua que funciona regularmente no Rio de Janeiro

Por Larissa Ventura:

Os cinemas de rua, que já foram de grande sucesso e funcionavam em diversos locais do Rio de Janeiro, atualmente são quase extintos. Porém, poucas pessoas conhecem o Cine Santa Teresa, que há quase 20 anos funciona no bairro da região central do Rio de Janeiro. Segundo o portal “Rio e Cultura”, a primeira exibição no local ocorreu em junho de 2003, com o filme nacional “Deus é Brasileiro”.

Com o slogan “Cultura e Cidadania Através do Cinema”, o Cine Santa realiza há 15 anos um projeto oferecendo sessões gratuitas para pessoas de todas as idades. O objetivo é ampliar o acesso à cultura e ao cinema. A ação recebe grupos, escolas, ONGs, instituições, faculdades, etc.

O cinema Santa Teresa é um dos remanescentes dos cinemas de rua cariocas. De acordo com uma das fundadoras da instituição Fernando Oliveira, o Cine Santa começou como um cine clube: amantes do cinema, pessoas interessadas pelo assunto e estudantes de cinema se reuniam no bairro de Santa Teresa e assistiam a filmes fotocopiados nas dependências, no início, de uma igreja anglicana. Na época, a líder da igreja se interessou pelo projeto e acolheu a ideia dos fundadores. A exibição acontecia aos domingos e o grupo ficou por um tempo sediado na igreja. Depois, a organização conseguiu um espaço, onde até hoje é o cinema“, explicou Pedro Henrique Alves, historiador do Instituto Rio 21.

O cinema funciona regularmente, com exibições de filmes todos os dias. Toda terça-feira são divulgados os filmes em cartaz na semana. Entre os visitantes, os murais no entorno do cinema também fazem sucesso, garantindo belas fotos.

Com apenas uma sala, o Cine Santa tem um estilo aconchegante e espaço para 60 lugares. O cinema apresenta filmes de dentro e de fora do circuito: filmes hollywoodianos e filmes que são considerados mais cult ou que não são consumidos pelo grande público blockbuster“, finalizou o historiador.

Fonte Jornal do Rio – Foto de Maju Torres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s