João Ximenes Braga critica a “uberização” do mercado de trabalho dos roteiristas

Vamos reaquecer a importante crítica do escritor e jornalista João Ximenes Braga feita para a Coluna de Sandro Nascimento, no NaTelinha do UOL, sobre a “uberização” do mercado de trabalho dos roteiristas.

Ontem, 23 de junho, no Saravá Prainha, uma conversa entre João Ximenes Braga, Raphael Ruvenal, Francis Ivanovich, Paulinho Sacramento, Jô Hallack e Viníciu Tomas, a questão foi levantada mais uma vez, com a possibilidade de um movimento visando o debate sobre essa séria questão que afeta os roteiristas brasileiros.

Confira no link abaixo a matéria completa em que João Ximenes Braga critica a atual situação, ele que é o vencedor do 41º Emmy Internacional pela novela Lado a Lado (2012-2013).

Na matéria, João conta que o mercado de trabalho para roteiristas enfrenta uma crise e deve entrar em colapso com o novo modelo de produção que vem sendo adotado pela indústria audiovisual, com o intuito de economizar custos de mão de obra. 

João explica que o setor passa por um processo de “uberização” e que, em algum momento, o problema deve chegar à justiça e até numa greve. “Se as coisas continuarem como estão, esse mercado vai entrar em colapso, e não vai demorar, pois não é só o fim do contrato longo.

Isso vem junto com uma nova visão de produção em que o roteirista é apenas um técnico e não mais pode almejar a posição de autor/criador”, denuncia.

Leia esta importante matéria na íntegra em:

https://natelinha.uol.com.br/colunas/coluna-do-sandro/2022/04/18/vencedor-do-emmy-diz-que-setor-de-roteiristas-enfrenta-uberizacao-e-preve-greve-180290.php

(foto de Divulgação TV Globo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s