Por Francis Ivanovich:
O gênio da matemática Isaac Newton (1643 – 1727) – pai da Física moderna – proferiu frase que resume muito bem esta eleição de 2022: “Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo”. De fato, aprendemos muito com o inimigo no que tange à Comunicação, principalmente o que NÃO fazer, porque a Comunicação que acreditamos deve ser pautada pela ética, verdade, honestidade, responsabilidade.
Desde que passei a militar no PT, atuando no Núcleo Saravá Cultural, na criação deste Blog, e agora na TVPT Rio de Janeiro, me deparei com o desafio gigantesco de aprender uma nova forma de comunicação com o povo. Concluí que o que eu havia estudado na faculdade de Comunicação, nos anos 80, somado à minha experiência profissional como jornalista em jornais, revistas, rádios, assessoria de imprensa ao longo dos últimos anos, está superada.
A eleição de 2022, em que a Comunicação, através das redes sociais, se tornou ainda mais importante e dinâmica, me fez ver que devemos urgentemente restabelecer uma comunicação direta e verdadeira como o povo, sua base, dando voz às suas necessidades, anseios e esperanças.
Tenho debatido esta questão seriamente com o companheiro Paulinho Sacramento, quando da criação da TV PT Rio de Janeiro, no canal no Youtube, que acabamos de inaugurar esta semana. O debate entre nós, que por vezes tem sido acalorado, nos obriga a refletir como devemos ir de encontro à voz popular, até então silenciada.
Na verdade, nenhum de nós tem resposta pronta, é um processo contínuo de fazer, experimentar e colher os resultados. No entanto, acredito que a simplicidade e objetividade aliada à seriedade na apuração e pesquisa, na busca de uma autêntica voz popular, deva nortear o trabalho, refletindo assim a verdade, num combate ininterrupto à mentira.
Esta eleição foi marcada pela técnica defendida por Hitler e seu ministro das Comunicações Goebbels, na Alemanha nazista nos anos 30 e 40, ou seja, repetir uma mentira mil vezes até que ela se torne uma “verdade”.
Nesta semana, a TVPT RJ foi à Central do Brasil ouvir o povo sobre o atual governo e suas expectativas sobre a eleição. Lá encontramos uma população consciente do que está acontecendo, com opinião própria, que não se deixa levar por mentiras, memes ou frases de efeito. Naquela incursão pela Central, percebemos que há uma voz que não é ouvida, que é subestimada, ignorada, porque há muita gente ainda que acredita que o povo é massa de manobra.
Está mais do que na hora de ouvir o povo de verdade, abandonando velas práticas e estéticas, pois o Brasil realmente precisa se reencontrar e se reunir outra vez. O que está aí nos fez muito mal, nos dividiu, nos adoeceu, nos fez duvidar do futuro.
As responsabilidades são muitas sobre essa questão da Comunicação popular, e Lula terá um desafio hercúleo pela frente, mas mesmo assim confiamos na sua experiência, no seu humanismo, na sua capacidade de dialogar com o povo nas ruas, na sua essência.
Lula é a prova de que nenhuma máquina de mentira é capaz de superar a verdade. A verdade a gente enxerga nos olhos. A verdade a gente carrega dentro da alma, e a mentira sempre cai por terra.
Cabe a cada um de nós, que atua na comunicação, cultura, educação, aprender a ouvir e dar voz ao povo e não impor supostas verdades, estéticas, modelos, precisamos aprender de novo com o povo.
Lula é um excelente mestre que nos ensina que não basta falar bem diante de uma câmera, efeitos digitais, cenas maravilhosas, voz bonita, é preciso aprender com o povo, saber ouvi-lo, acreditar no ele sente, no que ele quer, o que ele ama.
É hora de aprender e a primeira aula é eleger Lula presidente!
*Francis Ivanovich é jornalista, cineasta, editor deste Blog, diretor de audiovisual da TVPT Rio de Janeiro, e produtor cultural. (foto de Ricardo Stuckert)