A cultura como motor da saúde e do bem estar na União Européia

Por Ana Chagas

Duas publicações destacam o papel fundamental desempenhado pela cultura e pelas artes na melhoria das condições de vida dos cidadãos europeus.

No dia 16 de novembro de 2022, Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação,Investigação, Cultura, Educação e Juventude, organizou com Sabine Verheyen, Presidenteda Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, um seminário sobre o papelda cultura na saúde e bem-estar. Esta reuniu, entre outros, atores culturais, médicos,arquitetos e representantes de municípios de diversos países europeus.

Embora a União Europeia tenha financiado no passado projetos que ligam estes três temas,a pandemia de Covid-19 e o seu impacto na vida quotidiana levaram-na a abordar estestemas em maior escala e com um objetivo estratégico. O Parlamento decidiu assim, com oapoio da Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura (DGEAC), financiarem 2021 a ação preparatória “Desenvolvimento de bases para a cultura e o bem-estarna UE”.

Selecionado para a sua implementação, o projeto CultureForHealth apresentado duranteo seminário do 16 de novembro, um relatório intitulado Revisão de escopo de cultura,bem-estar e intervenções de saúde, evidências, impactos, desafios e recomendaçõesde políticas na Europa.

Segundo os seus autores, a cultura pode contribuir eficazmentepara enfrentar vários desafios: a promoção da saúde e a prevenção de doenças, a crisecrescente da saúde mental, o apoio à saúde e bem-estar dos jovens, as contínuasmudanças no mercado de trabalho, nos padrões de trabalho e na economia, oenvelhecimento da população, a relação entre problemas de saúde e desigualdades, anecessidade de promover a cidadania ativa e os problemas de saúde mental enfrentadospor pessoas deslocadas à força.

Por seu lado, a Comissão Europeia acaba de publicar uma brochura intitulada BeInspired! Cultura: um motor para a saúde e o bem-estar na UE.Este reúne exemplos de boas práticas de um conjunto de projetos financiados porprogramas europeus (Creative Europe, Erasmus +, Horizon 2020 e Horizon Europe) quetêm permitido estabelecer pontes entre diferentes domínios: arte e psicologia, música ecuidados a pessoas com Alzheimer, arquitetura e psiquiatria…

Por fim, nos dias 4 e 5 de outubro, no âmbito do diálogo estruturado entre representantesdo setor cultural da União Europeia e da Comissão Europeia com o apoio do Voices ofCulture, realizaram-se em Bruxelas dois encontros sobre “Juventude, saúde mental ecultura”. As 53 organizações selecionadas para participar da consulta apresentarão umrelatório de recomendações à Comissão Europeia durante reunião marcada para 8 dedezembro de 2022, ainda em Bruxelas.

Ana Chagas é atriz, poeta, cineasta, produtora cultural e petista

Para aprofundarhttps://www.cultureforhealth.eu/
Fonte: https://www.artcena.fr/actualites/vie-professionnelle/la-culture-moteur-de-la-sante-et-du-bien-etre-au-sein-de-lue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s