Lula e as crianças Yanomamis

Por Francis Ivanovich (Foto: Victor Moriyama)

O presidente Lula foi à Boa Vista, capital de Roraima, neste 21 de janeiro de 2023, para combater um absurdo. Crianças Yanomamis desnutridas, com seus pequenos corpos exibindo as marcas da fome, do abandono, retrato fiel de um país que viveu nos últimos quatro anos um dos mais tenebrosos períodos da história.

Somente néscios e má intencionados não são capazes de enxergar o óbvio, o Brasil estava mergulhado num projeto que privilegiava poucos em detrimento do povo.

Não é por acaso que as investigações sobre os ataques a sede dos Três Poderes, em Brasília, apontam para financiadores que de patriotas não tem nada, essa gente só queria ficar por cima da carne seca, tornando o povo trabalhador seu serviçal, sem direitos e calados.

A foto de crianças yanomamis esqueléticas é um verdadeiro atentado contra dignidade dos povos originários e de todo o povo brasileiro seja no campo ou na cidade.

Somente um presidente sensível teria a capacidade de se deslocar para ver de perto essa quadro kafkaniano ultrajante.

O próprio presidente escreveu em suas redes:

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”.

Acompanharam o presidente Lula, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Saúde, Nísia Trindade, dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, da Secretaria-Geral, Márcio Macedo, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Gabinete de Segurança Institucional, General Gonçalves Dias.

Quero ver Sua Excelência “O Mercado” berrar contra a foto dessas crianças vítimas do garimpo ilegal incentivado pelo desgoverno Bolsonaro, que só comprova que ele está se lixando para a vida das pessoas.

O que importa para o Senhor Mercado é o lucro rápido dos seus investidores famintos por dividendos. Não ouvi o Senhor Mercado comentar o atual caso das Lojas Americanas no seu mundo perfeito que agora ameaça a vida de milhares de trabalhadores que podem perder seu emprego.

Aos que torcem o nariz para o Governo Lula, que pregam o golpe explicitamente ou na calada, deveriam olhar bem para a fotografia das crianças esquálidas e se envergonhar.

Lula foi bem claro durante o período eleitoral, este governo tem compromisso social com o povo brasileiro. Quem não estiver satisfeito que arrume as malas e vá para a Flórida.

A situação das crianças Yanomamis é um dolorosa vergonha para quem verdadeiramente ama o Brasil e respeita a Democracia.

Francis Ivanovich é jornalista e cineasta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s