Por Paulinho Sacramento
Memórias de uma ação revolucionária na Copa de 70.
Em dezembro de 2022 o mundo está atento na Copa do Mundo do Catar. Milhares de lentes estão focadas nos maiores jogadores dos países participantes. Mas há 52 anos, durante a Copa do Mundo de 1970, enquanto as atenções do país estavam direcionadas para os jogos que aconteciam no México, o embaixador da Alemanha Ehrenfried Von Holleben de 61 anos, era sequestrado do bairro da Glória no Rio de Janeiro.
Era evidente que o embaixador constituía uma sólida “moeda de troca”, para a libertação de muitos revolucionários que estavam presos e sendo torturados.
Assim foi.
O filme que teve seu lançamento adiado por conta da pandemia de COVID-19, retorna a sua produção. Com roteiro e direção de Ana Chagas e Paulinho Sacramento e consultoria do cineasta Sílvio Tendler, o filme que conta através de memórias de militantes como Roberto Chagas, José Gradel, Vera Sílvia Magalhães, Cid Benjamim, Daniel Aarão Reis, Edmauro Gopfert, momentos marcantes sobre o sequestro do embaixador alemão que aconteceu no dia 11 de junho de 1970.
A ação libertou 40 militantes revolucionários em troca da libertação do Sr. Von Holleben. Após dias de negociação os libertados voaram para a Argélia e a ação ficou marcada como um dos maiores movimentos revolucionários em busca de democracia contra a ditadura militar.
Em breve nos cinemas!
Realização: Ogum Filmes
Email: ogumfilmes@gmail.com