Por Francis Ivanovich:
Esta foto acima, de Juca Martins, é histórica, no entanto ela registra mais do que o instante da fundação do Partido dos Trabalhadores, ela carrega em si algo precioso, a Esperança. Hoje, 10 de fevereiro, é o aniversário da Esperança, essa bela mulher e mãe que habita os corações dos brasileiros. Os brasileiros e brasileiras que realmente fazem e vivem o Brasil de verdade. O povo que lota os trens, metrôs, ônibus, barcos ou caminha a pé até o trabalho, ou na tentativa de trabalho e sobrevivência.
Hoje devemos exaltar não somente o nascimento deste grande partido, a liderança de Lula e os valorosos companheiros e companheiras de militancia, mas sobretudo, o povo brasileiro, a razão maior para a existência do PT, o sentido da nossa luta. O povo que é a própria Esperança.
O PT que atinge a maturidade, deve sempre renovar-se. Estar atento ao tempo presente, sem olvidar o passado, com o pé no futuro, sempre pautado pela Esperança. Desafios homéricos estão no horizonte. A possível volta ao poder, via próximas eleições, implica em muitas responsabilidades, que não poderão, de forma alguma, ser menosprezadas.
O povo nas ruas deposita no partido uma expectativa jamais sentida. Esperança. É perfeitamente compreensível tal sentimento, expectativa, pois o povo tem sido vítima de um dos piores desgovernos da história do Ocidente. Os brasileiros e brasileiras estão comendo o pão que o diabo amassou e amassa, todos os dias, assado no forno da incompetência e insensibilidade.
Nesses 42 anos de muita história e luta, o PT realizou importantes e relevantes conquistas para o povo brasileiro, tendo acertado mais do que errado, não temos dúvidas, mas não podemos acomodar e acreditar que será fácil o caminho até a vitória; a retomada para se construir um país mais justo será através de um caminho pedregoso, terra arrasada. O grau de cobrança por parte do povo será gigantesco.
A militancia está a postos para eleger o presidente Lula, pronta para ir de encontro ao sonho, de mãos dadas. Neste dia de festa, só podemos desejar muitos anos de vida e felicidades ao povo brasileiro.
Cabe ao PT jamais desviar do seu caminho e nunca esquecer que a Esperança não envelhece jamais.
*Francis Ivanovich é jornalista e produtor cultural, editor do Blog da Resistência Socialista RJ, membro do Núcleo Saravá Cultural, militante do Partido dos Trabalhadores.