Fanatismo na porta dos quartéis, Freud explica

Na faculdade de Psicologia entrei em contato com as ideias de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Ele estudou a fundo a psique humana e suas ideias mudaram o mundo ocidental. Para Freud nossa psique é formada pelo Id, Ego e Superego. Vamos as definições de cada um deles, e aqui reproduzo definições do https://www.psicanaliseclinica.com/id-ego-e-superego/

Id:

O Id é um elemento psicológico de nossa mente.  Nele, ficam armazenadas nossas pulsões, nossa energia psíquica, nossos impulsos mais primitivos. Guiado pelo princípio de prazer, não há para o Id nenhuma regra a ser seguida: tudo o que interessa é a vazão do desejo, a ação, a expressão, a satisfação.

Ego:

O Ego seria, para Freud, o elemento principal entre Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente. Apesar disso, funciona principalmente a nível Consciente.

Guiado pelo princípio de realidade, uma de suas funções é limitar o Id quando considerar seus desejos inadequados para determinado momento ou ocasião. O Ego representa a mediação entre as exigências do Id, as limitações do Superego e a sociedade.

Em última instância, a partir de um certo ponto da infância, na maioria das vezes, será o Ego que tomará a decisão final. Uma pessoa que não possua o Ego bem desenvolvido, não poderia desenvolver também o Superego. Sendo assim, seria guiada exclusivamente por seus impulsos primitivos, ou seja, pelo Id.

Superego:

O Superego, por sua vez, é consciente e inconsciente. Ele é desenvolvido ainda na infância, a partir do Ego, no momento em que a criança passa a entender os ensinamentos passados pelos pais, escola, entre outros.

Ele é o aspecto social do trio Id, Ego e Superego. Resulta, em grande parte, das imposições e castigos sofridos na infância. Ele se encontra e participa desses dois níveis mentais. O Superego é a censura, a culpa e o medo da punição. Pode ser visto como uma instância reguladora. A moral, a ética, a noção de certo e errado e todas as imposições sociais se internalizam no Superego.

Ele se posiciona contra o Id, pois representa o que há de civilizado, de cultural em nós, em detrimento dos impulsos arcaicos. Enquanto para o Id não existe certo ou errado, para o Superego não existe um meio termo entre certo e errado. Ou seja, se você não está fazendo a coisa certa automaticamente estará errado.

Após essa explicação, fica mais claro o que se passa na porta dos quartéis, quando homens e mulheres de todas as idades, vestidas de verde e amarelo ficam clamando por um golpe militar. O que quero dizer é que não se trata mais de política, mas saúde mental, cujo sintoma é principal é o fanatismo.

Uma pessoa fanática não tem limites, ela perdeu a perspectiva e está disposta a fazer o que for preciso para defender suas ideias. Um fanático possui as seguintes características:

  • agressividade
  • dificuldade de escuta
  • expressões de ódio e preconceito
  • estreiteza mental
  • pensamento dicotômico, tendência em ver o diferente como inimigo

Exatamente o que vemos pelo país, pessoas que parecem ter enlouquecido, participando de ator e gestos que nos deixam espantados.

Pesquisadores já identificaram que um dos fatores que pode desencadear o comportamento fanático é a dopamina. Ela é um neurotransmissor intimamente vinculado à forma como manifestamos as emoções e que se ativa quando o organismo obtém uma sensação de prazer.

Estudos demonstram que a ativação da dopamina no organismo é proporcionalmente mais potente quanto mais inesperada é a recompensa, e que o cérebro rapidamente se acostuma a essas recompensas neurológicas.

A derrota nas urnas do suposto “líder” da extrema-direita na verdade representa a ausência de dopamina, a impulso neuroquímico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s