Vamos reaquecer a importante crítica do escritor e jornalista João Ximenes Braga feita para a Coluna de Sandro Nascimento, no NaTelinha do UOL, sobre a “uberização” do mercado de trabalho dos roteiristas.
Ontem, 23 de junho, no Saravá Prainha, uma conversa entre João Ximenes Braga, Raphael Ruvenal, Francis Ivanovich, Paulinho Sacramento, Jô Hallack e Viníciu Tomas, a questão foi levantada mais uma vez, com a possibilidade de um movimento visando o debate sobre essa séria questão que afeta os roteiristas brasileiros.
Confira no link abaixo a matéria completa em que João Ximenes Braga critica a atual situação, ele que é o vencedor do 41º Emmy Internacional pela novela Lado a Lado (2012-2013).
Na matéria, João conta que o mercado de trabalho para roteiristas enfrenta uma crise e deve entrar em colapso com o novo modelo de produção que vem sendo adotado pela indústria audiovisual, com o intuito de economizar custos de mão de obra.
João explica que o setor passa por um processo de “uberização” e que, em algum momento, o problema deve chegar à justiça e até numa greve. “Se as coisas continuarem como estão, esse mercado vai entrar em colapso, e não vai demorar, pois não é só o fim do contrato longo.
Isso vem junto com uma nova visão de produção em que o roteirista é apenas um técnico e não mais pode almejar a posição de autor/criador”, denuncia.
Leia esta importante matéria na íntegra em:
(foto de Divulgação TV Globo)