Valeri Carvalho com seu Imago-Canto no Havana 59, dia 30 de março, 21h

O Havana 59 apresenta Ator-terreiro em Imago-Canto, show da performer e artista visual Valeri Carvalho, no qual evoca, por meio de músicas autorais, o cancioneiro popular e a polifonia mística transcultural brasileira, no próximo dia 30 de março, a partir das 21 horas, e quem apresentar está divulgação no Blog Saravá, vai ganhar um desconto de 15 Reais na compra do ingresso na bilheteria. Atenção, este valor não é válido para ingressos antecipados no Sympla, mas apenas para quem comprar no dia e no local do evento.

O conceito do show

Acompanhada pelos músicos Tomas Gonzaga e Vitico Percurssa, a artista nos convida a percorrer a Rosa dos Ventos. Tal como o Sol mergulha na escuridão no Oeste-Sul, trazendo a noite e a Lua – a cantora viaja pelo imaginário de um amor ferido, a partir do qual precisa se reinventar para renascer inteira e brilhante no Leste-Norte. O trajeto se instaura por meio de memórias afetivas, ancestrais e arquetípicas, atravessado por pajelança de imagens onde dançam: deuses hindus, pombagiras, marinheiros, sereias, caboclos, mitologias solares e lunares pluriculturais. Exalta-se, no centro, a nossa Gaia Sideral, Terra em Transe, Rainha do Céu, mãe primeira desta humanidade animal-vegetal-mineral, que, no show, é tratada como Mulheridade, cuja variação e diversidade é a Lei da Vida e do encantamento.

O crítico teatral Pedro Alonso, produtor do evento, considera a Lapa o reduto em que todas as energias se encontram. Logo, Valeri já possui o aval das entidades, para devolver ao universo, de forma poética, um processo, resultante dos acertos, tropeços, quedas e evoluções de uma vida intensa, de mulheres que disseram sim ao amor, que sofreram e, hoje, são reverenciadas pela coragem e ousadia de tomarem as rédeas de seus destinos: “Eu fico muito feliz de produzir este show de estreia, que será transbordante de alegrias e afetos”.

Sobre Valeri Carvalho

Doutoranda do Programa de Artes Cênicas da UNIRIO, ela desenvolve experimentalmente o conceito de Ator-Terreiro. Sua pesquisa se concentra em práticas pluriculturais, em que a arte e a espiritualidade não estão separadas. A partir da reverberação de poéticas arcaicas, retorna aos arquétipos para se renovar, propondo o Xamanismo Transcultural e a Encantaria Selvagem, como jogo de criação cênica e fundamento do ator-terreiro, sempre em devir. Iniciada em Escolas e Casas Espiritualistas ameríndio-macumbeiras e védicas, a artista dedica-se a reinventar mitologias e a descobrir as geometrias de antigos símbolos no corpo prenhe de memórias atômicas. A principal questão que gira o seu mover é a retomada de ontologias cosmopolíticas, onde a cultura não é antítese da natureza, mas sim formas diversas de vivenciar o cosmos.

Ficha Técnica

Concepção artística, roteiro, figurino e músicas: Valeri Carvalho

Direção Musical e teclado: Tomás Gonzaga

Percursão: Vitico Percurssa

Produção, parceria artística e videográfica: Pedro Alonso

Assessoria de Imprensa: Patricya Reis

Fotografia: Tatiana Guinle, Pedro Alonso e Ana Brito

Arte gráfica: Ana Brito e Valeri Carvalho

Serviço

Local: Havana Lapa 59, Rua do Rezende, 14, Lapa.

Ingressos no local: R$ 35

Antecipados Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/valeri-carvalho-ator-terreiro-em-imago-canto/1903936

Show: Quinta-Feira, 30 de Março, às 21 Horas

Abertura da casa: 19h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s