- Passo 1: Introduzir os dados
- Passo 2: Criar o gráfico de interação
- Passo 3: Interpretar o gráfico de interação
Um desenho fatorial 2×2 é utilizado para compreender como duas variáveis independentes (cada uma com dois níveis) afectam uma variável dependente.
Uma forma útil de visualizar os efeitos que as duas variáveis independentes têm sobre a variável dependente é criar um gráfico de interação, que apresenta o valor médio da variável dependente em cada nível das variáveis independentes.
O exemplo passo-a-passo seguinte mostra como criar e interpretar um gráfico de interação no Excel.
Passo 1: Introduzir os dados
Suponhamos que queremos compreender os efeitos da exposição à luz solar (baixa vs. alta) e da frequência de rega (diária vs. semanal) no crescimento de uma determinada espécie de planta.
Suponha que recolhemos dados sobre 60 plantas e calculamos o crescimento médio das plantas em cada nível de exposição à luz solar e frequência de rega. Eis como introduzir estes valores médios no Excel:
Isto diz-nos que:
- O crescimento médio das plantas que receberam muita luz solar e rega diária foi de cerca de 8.2 polegadas.
- O crescimento médio das plantas que receberam muita luz solar e rega semanal foi de cerca de 9.6 polegadas.
- O crescimento médio das plantas que receberam pouca luz solar e rega diária foi de cerca de 5.3 polegadas.
- O crescimento médio das plantas que receberam pouca luz solar e rega semanal foi de cerca de 5.8 polegadas.
Passo 2: Criar o gráfico de interação
Em seguida, precisamos de realçar os valores no intervalo de células C4:E6 da seguinte forma:
Em seguida, clique no botão Inserir ao longo do friso superior do Excel e, em seguida, clique na primeira opção de gráfico dentro do separador Gráfico de linhas grupo:
Isto irá inserir automaticamente o seguinte gráfico de linhas:
Pode modificar o título, as etiquetas dos eixos e as cores do gráfico para o tornar esteticamente mais agradável:
Passo 3: Interpretar o gráfico de interação
Eis como interpretar as linhas do gráfico:
Efeito principal da frequência de rega:
Uma vez que as duas linhas são praticamente planas, isto diz-nos que há muito pouca diferença no crescimento das plantas entre a rega diária e a semanal, o que nos diz que a frequência de rega provavelmente não tem um efeito estatisticamente significativo no crescimento das plantas.
Efeito principal da luz solar:
Uma vez que as duas linhas estão bastante afastadas, isto diz-nos que existe uma diferença notável entre a luz solar baixa e a luz solar alta.
Por exemplo, podemos ver que o crescimento médio das plantas que receberam pouca luz solar foi de cerca de 5-6 polegadas. Também podemos ver que o crescimento médio das plantas que receberam muita luz solar foi de cerca de 8-9 polegadas.
Isto diz-nos que a luz solar tem provavelmente um efeito estatisticamente significativo no crescimento das plantas.
Efeito de interação entre a frequência de rega e a rampa; luz solar
Uma vez que as duas linhas do gráfico são, na sua maioria, paralelas, isto diz-nos que não existe um efeito de interação entre a frequência de rega e a luz solar.
Por exemplo, o efeito que a exposição à luz solar tem sobre o crescimento das plantas não depende da frequência de rega. Da mesma forma, o efeito que a frequência de rega tem sobre o crescimento das plantas não depende da exposição à luz solar.
Se as duas linhas do gráfico não fossem paralelas (ou se se cruzassem), isso seria uma indicação de que existe um efeito de interação entre a frequência de rega e a luz solar no crescimento das plantas.