É possível utilizar uma combinação dos RANK.EQ() e a função CONTRIBUIÇÕES() no Excel para classificar itens por vários critérios.

O exemplo seguinte mostra como utilizar estas funções para classificar os itens de uma lista de acordo com vários critérios no Excel.

Exemplo: Classificar por múltiplos critérios no Excel

Suponhamos que temos o seguinte conjunto de dados no Excel que mostra o total de pontos e assistências de oito jogadores de basquetebol diferentes.

Agora suponhamos que gostaríamos de classificar cada jogador utilizando os seguintes critérios:

  • Primeiro, classifique cada jogador com base nos pontos.
  • Depois, classifique cada jogador com base nas assistências.

Podemos utilizar a seguinte fórmula para efetuar esta classificação por múltiplos critérios:

 =RANK.EQ( $B2 , $B$2:$B$9 ) + COUNTIFS( $B$2:$B$9 , $B2 , $C$2:$C$9 , ">" & $C2 ) 

Podemos escrever esta fórmula na célula D2 da nossa folha de cálculo e, em seguida, copiar e colar a fórmula em todas as outras células da coluna D:

A partir do resultado, podemos ver que o Andy recebe uma classificação de 1 porque está empatado em número de pontos com Bernard. No entanto, Andy tem mais assistências do que Bernard, pelo que recebe uma classificação de 1 enquanto Bernard recebe uma classificação de 2 .

Cada jogador é classificado de forma semelhante, primeiro com base no seu total de pontos e depois com base no seu total de assistências.

Se, em vez disso, quisermos efetuar a classificação de múltiplos critérios em ordem inversa (o "melhor" jogador obtém a classificação mais elevada), então podemos utilizar a seguinte fórmula:

 =RANK.EQ( $B2 , $B$2:$B$9 , 1) + COUNTIFS( $B$2:$B$9 , $B2 , $C$2:$C$9 , "<" & $C2 ) 

Podemos escrever esta fórmula na célula D2 e, em seguida, copiar e colar a fórmula em todas as outras células da coluna D:

Repare que as classificações estão completamente invertidas em relação ao exemplo anterior. O jogador com mais pontos e assistências (Andy) tem agora uma classificação de 8 .

Da mesma forma, Bernard tem agora uma classificação de 7 E assim por diante.