Uma ANOVA de medidas repetidas é utilizada para determinar se existe ou não uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de três ou mais grupos em que os mesmos indivíduos aparecem em cada grupo.

Este tutorial fornece um exemplo passo a passo de como executar uma ANOVA de medidas repetidas no Planilhas Google.

Passo 1: Instalar o XLMiner Analysis ToolPak

Para executar uma ANOVA unidirecional no Google Sheets, precisamos de instalar primeiro o XLMiner Analysis Toolpak gratuito.

Para o fazer, clique em Add-ons> Obter add-ons :

Em seguida, digite XLMiner Analysis ToolPak na barra de pesquisa e clique no ícone que aparece:

Por fim, clique no botão Instalar botão.

Passo 2: Introduzir os dados

Em seguida, é necessário introduzir os dados a utilizar para a ANOVA de medidas repetidas.

Para este exemplo, suponha que os investigadores querem saber se quatro medicamentos diferentes levam a tempos de reação diferentes. Para testar isto, medem o tempo de reação de cinco doentes que tomam os quatro medicamentos diferentes.

Os tempos de reação são apresentados a seguir:

Passo 3: Efetuar a ANOVA de medidas repetidas

Para efetuar uma ANOVA de medidas repetidas neste conjunto de dados, clique em Add-ons> XLMiner Analysis ToolPak> Iniciar O Analysis ToolPak aparecerá no lado direito do ecrã.

Clicar Anova: Dois factores sem replicação e preencher as seguintes informações:

Etapa 4: Interpretar os resultados

Depois de clicar em OK os resultados da ANOVA de medidas repetidas aparecerão a partir da célula especificada em Gama de saída No nosso caso, optámos por apresentar os resultados a partir da célula A8:

Neste caso, não nos interessam os resultados das Linhas, mas apenas das Colunas, que nos indicam a variação do tempo de resposta em função do medicamento.

A partir do resultado, podemos ver que a estatística do teste F é 24.75887 e o valor p correspondente é 0.0000199 .

Uma vez que este valor de p é inferior a 0,05, rejeitamos a hipótese nula e concluímos que existe uma diferença estatisticamente significativa nos tempos médios de resposta entre os quatro medicamentos.