- Exemplo 1: Probabilidade inferior a um determinado valor
- Exemplo 2: Probabilidade maior que um determinado valor
- Exemplo 3: Probabilidade entre dois valores
Podemos usar o seguinte processo para encontrar a probabilidade de uma variável aleatória normalmente distribuída X assume um determinado valor, dada a média e o desvio padrão:
Passo 1: Encontrar o z-score.
A pontuação z indica o número de desvios-padrão a que um valor de dados individual se afasta da média e é calculada da seguinte forma
Pontuação z = (x - μ) / σ
onde:
- x: valor de dados individuais
- μ: média da população
- σ: desvio-padrão da população
Passo 2: Encontre a probabilidade que corresponde ao z-score.
Depois de calcularmos a pontuação z, podemos procurar a probabilidade que lhe corresponde na tabela z.
Os exemplos seguintes mostram como utilizar este processo em diferentes cenários.
Exemplo 1: Probabilidade inferior a um determinado valor
As classificações de um determinado teste são normalmente distribuídas com média μ = 82 e desvio padrão σ = 8. Qual é a probabilidade de um determinado aluno ter uma classificação inferior a 84 no teste?
Passo 1: Encontrar o z-score.
Primeiro, encontraremos o escore z associado a uma pontuação de 84:
Pontuação z = (x - μ) / σ = (84 - 82) / 8 = 2 / 8 = 0.25
Passo 2: Utilize a tabela z para encontrar a probabilidade correspondente.
De seguida, vamos procurar o valor 0.25 na tabela z:
A probabilidade de um determinado aluno ter uma nota inferior a 84 é de aproximadamente 59.87% .
Exemplo 2: Probabilidade maior que um determinado valor
A altura de uma certa espécie de pinguim é normalmente distribuída com uma média de μ = 30 polegadas e um desvio padrão de σ = 4 polegadas. Se seleccionarmos aleatoriamente um pinguim, qual é a probabilidade de ele ter mais de 28 polegadas de altura?
Passo 1: Encontrar o z-score.
Primeiro, encontraremos o escore z associado a uma altura de 28 polegadas.
Pontuação z = (x - μ) / σ = (28 - 30) / 4 = -2 / 4 = -.5
Passo 2: Utilize a tabela z para encontrar a probabilidade correspondente.
De seguida, vamos procurar o valor -0.5 na tabela z:
O valor que corresponde a um z-score de -0,5 é 0,3085, o que representa a probabilidade de um pinguim ter menos de 28 polegadas de altura.
No entanto, como queremos saber a probabilidade de um pinguim ter uma altura superior a 28 polegadas, temos de subtrair esta probabilidade a 1.
Assim, a probabilidade de um pinguim ter uma altura superior a 28 polegadas é: 1 - .3085 = 0.6915 .
Exemplo 3: Probabilidade entre dois valores
O peso de uma certa espécie de tartaruga é normalmente distribuído com uma média de μ = 400 libras e um desvio padrão de σ = 25 libras. Se seleccionarmos aleatoriamente uma tartaruga, qual é a probabilidade de ela pesar entre 410 e 425 libras?
Passo 1: Encontrar os z-scores.
Primeiro, vamos encontrar os escores-z associados a 410 libras e 425 libras
Pontuação z de 410 = (x - μ) / σ = (410 - 400) / 25 = 10 / 25 = 0.4
Pontuação z de 425 = (x - μ) / σ = (425 - 400) / 25 = 25 / 25 = 1
Passo 2: Utilize a tabela z para encontrar a probabilidade correspondente.
Primeiro, vamos procurar o valor 0.4 na tabela z:
De seguida, vamos procurar o valor 1 na tabela z:
Depois, subtraímos o valor mais pequeno ao valor maior: 0.8413 - 0.6554 = 0.1859 .
Assim, a probabilidade de que uma tartaruga selecionada aleatoriamente pese entre 410 libras e 425 libras é 18.59% .