Nas estatísticas, valores de p são utilizados em testes de hipóteses com testes t, testes de qui-quadrado, modelos de regressão, modelos ANOVA e uma variedade de outros métodos estatísticos.

Ao comunicar valores de p num relatório formal, deve seguir as seguintes directrizes:

  • Um valor de p superior a .01 deve ser comunicado com duas casas decimais, valores de p entre .01 e .001 com três casas decimais e valores de p inferiores a .001 simplesmente como p <.001.
  • Não escrever um zero à frente do valor p.
  • Nunca escrever p = .000 (embora alguns programas estatísticos o indiquem) porque não é possível. Em vez disso, escreva p <.001.
  • Comunique a estatística do teste juntamente com o valor p para dar ao leitor informações completas.

É importante notar que não existe uma forma padrão de escrever os valores de p nos relatórios. Diferentes revistas e instituições têm diferentes formatos padrão, mas os mais comuns que encontrará incluem:

  • p
  • p valor
  • valor de p
  • Valor P
  • P

Antes de redigir os seus resultados, deve verificar o formato padrão utilizado pela revista ou instituição onde o seu relatório será publicado.

Os exemplos seguintes mostram como comunicar os valores p de diferentes testes estatísticos.

Exemplo 1: Como reportar valores P de um teste t

Suponhamos que os investigadores querem saber se um novo tratamento de combustível leva a uma mudança na média de quilómetros por galão de um determinado carro.

Para testar isto, realizam uma experiência em que 12 carros recebem o novo tratamento de combustível e 12 carros não recebem.

A seguinte captura de ecrã mostra os resultados do teste t de amostras independentes:

Eis como comunicar os resultados do teste:

Foi efectuado um teste t de duas amostras para comparar os quilómetros por galão entre o tratamento com combustível e o tratamento sem combustível.

Não se registou uma diferença significativa nos quilómetros por galão entre o tratamento com combustível (M = 22,75, DP = 3,25) e o tratamento sem combustível (M = 21, DP = 2,73); t (22) = -1.428, p = .17.

Neste exemplo, uma vez que o valor de p era superior a 0,01, apenas comunicámos o valor com duas casas decimais.

Exemplo 2: Como relatar valores P de um teste de qui-quadrado

Suponhamos que um professor recolhe dados sobre as preferências partidárias e o género dos seus alunos.

Efectua um Teste Qui-Quadrado de Independência para determinar se existe uma relação significativa entre as duas variáveis.

O teste apresenta os seguintes resultados:

  • X2 estatística de teste: 15,33
  • p-valor = .004

Eis como apresentar os resultados em formato APA:

Foi efectuado um teste Qui-Quadrado de Independência para avaliar a relação entre a preferência por um partido político e o género.

Verificou-se uma relação significativa entre as duas variáveis, X2 (2, N=500) = 15.33, p = .004.

Neste exemplo, uma vez que o valor de p se situava entre 0,01 e 0,001, comunicámos o valor com três casas decimais.

Exemplo 3: Como relatar valores P de um teste Z de duas proporções

Suponhamos que os investigadores querem saber se existe uma diferença na proporção de residentes que apoiam uma determinada lei no concelho A em comparação com a proporção que apoia a lei no concelho B.

Inquirem uma amostra aleatória simples de 50 residentes de cada concelho e, em seguida, efectuam um teste z de duas proporções com os seguintes resultados

O teste apresenta os seguintes resultados:

  • estatística do teste z: 4,77
  • p-valor = .000

Eis como apresentar os resultados em formato APA:

Foi efectuado um teste z de duas proporções para determinar se existia uma diferença na proporção de residentes que apoiavam uma determinada lei entre o condado A e o condado B.

Verificou-se uma diferença significativa na proporção de residentes que apoiaram a lei entre os dois condados, z = 4.77, p <.001.

Neste exemplo, uma vez que o valor de p foi reportado como .000 pelo software, reportámos o valor como p <.001 uma vez que não é possível ter um valor p igual a exatamente zero.

Relacionadas: Como interpretar um valor P de 0,000