Por defeito, o Excel não consegue criar uma tabela dinâmica utilizando dados filtrados.

Em vez disso, o Excel utiliza sempre os dados originais para criar uma tabela dinâmica em vez dos dados filtrados.

Uma forma de contornar este problema é simplesmente copiar e colar os dados filtrados para um novo intervalo de células e, em seguida, criar uma tabela dinâmica utilizando o novo intervalo de células.

O exemplo seguinte mostra exatamente como o fazer.

Exemplo: Criar tabela dinâmica com base em dados filtrados

Suponha que temos os seguintes dados no Excel que mostram os pontos marcados por jogadores de basquetebol de várias equipas:

Agora suponha que destacamos o intervalo de células A1:B12 e, em seguida, clicar no botão Dados e, em seguida, clique no separador Filtro ícone.

Agora, suponha que clicamos na seta do menu suspenso ao lado de Equipa , assinale as caixas junto a Mavs e Warriors e, em seguida, clique em OK :

Os dados serão filtrados para mostrar apenas as linhas em que a Equipa é igual a Mavs ou Warriors:

Se tentarmos criar uma tabela dinâmica para resumir a soma dos pontos marcados por estas duas equipas, a tabela dinâmica utilizará todos os dados originais:

Para contornar este problema, temos de realçar e copiar as células do intervalo A1:B12 e, em seguida, colá-los num intervalo de células diferente.

Para este exemplo, vamos colá-los numa folha completamente nova:

Agora, se realçarmos o intervalo de células A1:B8 nesta folha e inserir uma tabela dinâmica, esta conterá apenas os dados filtrados: