É possível utilizar o CONSELHO e CONSELHOS no Excel para contar o número de valores numa coluna quando o valor noutra coluna satisfaz critérios específicos.

Os exemplos seguintes mostram como utilizar estas funções na prática com o seguinte conjunto de dados no Excel:

Vamos lá!

Exemplo 1: Utilizar COUNTIF para contar uma coluna se outra coluna satisfizer os critérios

Podemos escrever a seguinte fórmula na célula D2 para contar o número de células no ficheiro Jogador onde a célula correspondente na coluna Equipa é igual a "Mavs":

 =COUNTIF( A2:A11 , F1 ) 

A imagem de ecrã seguinte mostra como utilizar esta fórmula na prática:

A partir do resultado, podemos ver que existem 4 células no Jogador onde a célula correspondente na coluna Equipa coluna é Mavs.

Exemplo 2: Utilizar COUNTIFS para contar uma coluna se várias outras colunas satisfizerem os critérios

Podemos escrever a seguinte fórmula na célula D2 para contar o número de células no ficheiro Jogador onde a célula correspondente na coluna Equipa coluna é igual a "Mavs" e a célula correspondente no Pontos é superior a 20:

 =COUNTIFS( A2:A11 , F1 , C2:C11 , ">"& F2 ) 

A imagem de ecrã seguinte mostra como utilizar esta fórmula na prática:

A partir do resultado, podemos ver que existem 2 células no Jogador onde a célula correspondente na coluna Equipa coluna é Mavs e a célula correspondente no Pontos é superior a 20.

Nota Neste exemplo, usámos o CONSELHOS para verificar se duas colunas satisfazem critérios específicos, mas pode utilizar a função CONSELHOS para verificar se o número de colunas que deseja corresponde a critérios específicos.