Uma ANOVA de duas vias é utilizada para determinar se existe ou não uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de três ou mais grupos independentes que foram divididos em duas variáveis.

Ao comunicar os resultados de uma ANOVA de duas vias, utilizamos sempre a seguinte estrutura geral:

  • Uma breve descrição das variáveis independentes e dependentes.
  • A existência ou não de um efeito de interação significativo entre as duas variáveis independentes.
  • Se as duas variáveis independentes tiveram ou não um efeito estatisticamente significativo na variável dependente.

Eis a formulação exacta que podemos utilizar:

Foi efectuada uma ANOVA de duas vias para analisar o efeito da [variável independente 1] e da [variável independente 2] na [variável dependente].

Uma ANOVA de duas vias revelou que [houve ou não] uma interação estatisticamente significativa entre os efeitos de [variável independente 1] e [variável independente 2] (F(df interação, df dentro) = [valor F], p = [valor p]).

A análise simples dos efeitos principais mostrou que a [variável independente 1] [teve ou não] um efeito estatisticamente significativo na [variável dependente] (p = [valor p]).

A análise simples dos efeitos principais mostrou que a [variável independente 2] [teve ou não] um efeito estatisticamente significativo na [variável dependente] (p = [valor p]).

O exemplo seguinte mostra como comunicar os resultados de uma ANOVA de duas vias na prática.

Exemplo: Relatar os resultados de uma ANOVA bidirecional

Uma botânica quer saber se diferentes níveis de exposição solar e frequência de rega afectam o crescimento das plantas. Planta 40 sementes e deixa-as crescer durante um mês em diferentes condições de exposição solar e frequência de rega.

Em seguida, efectua uma ANOVA de duas vias para determinar se a exposição à luz solar e a frequência de rega afectam o crescimento das plantas.

O quadro seguinte apresenta os resultados da ANOVA de duas vias:

Eis como comunicar os resultados da ANOVA de duas vias:

Foi efectuada uma ANOVA de duas vias para analisar o efeito da frequência de rega e da exposição à luz solar no crescimento das plantas.

Uma ANOVA de duas vias revelou que não houve uma interação estatisticamente significativa entre os efeitos da frequência de rega e da exposição à luz solar (F(3, 32) = 1,242, p = .311).

A análise simples dos efeitos principais mostrou que a frequência de rega não teve um efeito estatisticamente significativo no crescimento das plantas (p = .975).

A análise simples dos efeitos principais mostrou que a exposição à luz solar teve um efeito estatisticamente significativo no crescimento das plantas (p <.000).

Coisas a ter em conta

Eis alguns aspectos a ter em conta ao comunicar os resultados de uma ANOVA de duas vias:

1) Utilizar um quadro de estatísticas descritivas, se necessário.

  • Pode ser útil apresentar uma tabela de estatísticas descritivas que mostre a média e o desvio padrão dos valores em cada grupo de tratamento, para dar ao leitor uma imagem mais completa dos dados.

2) Arredondar os valores de p quando necessário.

  • Como regra geral, o valor F global e quaisquer valores p nos resultados da ANOVA são arredondados para duas ou três casas decimais por uma questão de brevidade.
  • Independentemente do número de casas decimais que optar por utilizar, basta ser coerente em todo o relatório.