Viés de apuramento ocorre quando os dados para um estudo são recolhidos de tal forma que alguns membros de uma população têm mais probabilidades de serem incluídos na amostra do que outros.

Isto pode resultar em amostras que não são representativas da população-alvo, o que dificulta a generalização dos resultados da amostra para a população.

Exemplos de viés de determinação

Seguem-se alguns exemplos de enviesamento de apuramento em diferentes contextos:

1. prevalência de doenças

Suponha que os investigadores estão interessados em estimar a prevalência de uma doença num determinado país. Para recolher dados, pedem aos residentes de todo o país que visitem o hospital mais próximo e façam o teste da doença.

É provável que ocorra um enviesamento de determinação, uma vez que os residentes mais ricos e com mais possibilidades de se deslocarem a um hospital/que vivem numa zona onde existe um hospital têm mais probabilidades de fazer o teste, o que significa que é provável que a doença pareça ser muito mais prevalente nas populações ricas do que nas pobres deste país.

No entanto, este resultado é enganador porque se verifica que os residentes mais ricos têm simplesmente mais probabilidades de serem incluídos nos dados da amostra.

2. apoio a aumentos de impostos

Suponha que a direção de uma escola está interessada em estimar a proporção de agregados familiares no distrito escolar que apoiariam um aumento de impostos para financiar mais as equipas desportivas da escola.

É provável que ocorra um enviesamento de determinação porque os pais que estão presentes no jogo têm provavelmente um filho na equipa de futebol, o que significa que têm muito mais probabilidades de apoiar um aumento de impostos do que o agregado familiar típico do distrito escolar.

Isto significa que é pouco provável que a proporção de agregados familiares no inquérito que apoiam o aumento do imposto corresponda à proporção de agregados familiares que apoiam o aumento do imposto na população em geral.

Como evitar o enviesamento de apuramento

A forma mais fácil de evitar o enviesamento da determinação é utilizar um método de amostragem que dê a cada membro de uma população uma hipótese igual de ser incluído na amostra.

Exemplos de métodos de amostragem adequados incluem:

  • Amostra aleatória simples
  • Amostra aleatória estratificada
  • Amostra aleatória por conglomerado
  • Amostra aleatória sistemática

Em cada um destes métodos, a probabilidade de um determinado elemento da população ser incluído na amostra é igual.

Isto significa que cada um destes métodos maximiza as hipóteses de a amostra obtida ser representativa da população-alvo. Assim, os resultados da amostra podem ser generalizados para a população em geral com confiança.